Enilton Ferreira Rocha, 10 ago. 2019.

Este artigo apresenta a síntese de duas das principais indagações surgidas no JOVAED, 2019, ABED, relacionadas à oferta de mestrado e de doutorado a distância suas potencialidades e desafios a partir do trabalho de pesquisa exploratória elaborada por dois grupos de pesquisadores compostos por especialistas, mestres, doutores e dirigentes de IES[1] mineiras, no período de julho a outubro de 2018.

Palavras chaves: Mestrado, Doutorado, EaD, Regulação EaD.

Embora a divulgação do marco regulatório que autoriza a oferta de Mestrado e Doutorado a distância, considerado por alguns especialista como inovador e revolucionário no segmento educacional, tenha sido frequente em especial na mídia web, a procura por informações ainda é grande. Do ponto de vista institucional, observa-se que há um certo receio quanto a sua operacionalização, a sua eficiência e quanto ao processo de autorização da oferta, tendo em vista alguns aspectos da regulação.

Muitos foram os pedidos de autorização na CAPES, cujo prazo para requerimentos encerrou-se dia nove de agosto de 2019. O interesse é enorme, mas as dúvidas também, principalmente, no âmbito da oferta nas IES privadas.

[1] IES – Instituição de Ensino Superior

Texto na íntegra no link abaixo:

https://wr3ead.com.br/wp-content/uploads/artigos/mdead-potencialidades-e-desafiosv1.1.pdf

2 respostas a “Potencialidades e desafios do mestrado e do doutorado EaD: indagações e proposições”

  • É notório que todo “NOVO” gera uma miscelânea de sentimentos e desafios. Para tanto é necessário o correto entendimento das regras presentes no marco regulatório e assim, tornar as IES preparadas para gerir este novo modelo de oferta de vagas tanto para mestrado como para doutorado. Vejo com ótimos olhos e sabemos que quem operacionalizar corretamente dentro do que o marco propõe, estará dando um passo gigante para a ratificação de sua marca e de sua qualidade, dentro deste segmento educacional a distância. Muito obrigado pelo artigo que sem dúvida marca um novo momento nos programas de nível educacional (Pós-Graduação).

    • OLá Douglas, como você acredito que esse novo marco que agregará valores incalculáveis aos processos formativo e das ofertas de mestrado e doutorado EaD. O texto propões reflexões que vão de econtro as suas percepções postadas aqui. Agradeço pelo retorno animador! Abraço!

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