Andragogia: práticas e fundamentos da aprendizagem no ensino superior

R$300,00

Descrição

Objetivo

Desenvolver habilidades e novas competências para a docência e tutoria no ensino superior, em modelos híbridos, bem como em gestão da aprendizagem na EaD, tanto corporativa quanto acadêmica,  utilizando fundamentos teóricos e práticas de Metodologias Andragógicas.

Perfil do candidato

Professores, tutores, instrutores, consultores da aprendizagem corporativa, pedagogos, diretores de ensino, coordenadores de EaD e coordenadores de curso.

Diferenciais

Nasceu de observações e experiências acumuladas durante 12 anos em atividades de aprendizagem e de ensino em cursos superiores presenciais, mediados e a distância. 

Possui como elementos orientadores, o contínuum pedagógico-andragógico e os dez pressupostos andragógicos da aprendizagem do adulto.

A aprendizagem é ativo-analítica, aproveitando recursos de espaços maker de aprendizagem. O estudante é parte da ação pedagógico-andragógica dividindo com os demais colegas suas experiências e inquietações no modelo learning working.

A abordagem é andragógica e os conteúdos e a orientação são baseados na aprendizagem problematizada, utilizando recursos digitais de mediação e adoção de casos práticos.

Durante o curso o estudante terá a oportunidade de vivenciar, experimentar e criticar modelos, métodos e ferramentas desenvolvidos, nos últimos 12 anos,  pela WR3 EaD e implantados, com sucesso, em alguns de seus cliente.

Turmas com no máximo 20 participantes, para permitir um atendimento personalizado.

A participação, eventual, de convidados especialistas e críticos dessa metodologia, como opção de desorganização do pensamento reflexivo-crítico, compõe os diferenciais do curso.

Pré-requisitos

  • Graduação ou Formação Técnica
  • Experiência em EaD
  • Habilidades para utilização de ferramentas da internet
  • Habilidades para diálogos em dispositivos móveis
  • Condições de acesso ao AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem,
  • Disponibilidade mínima de 3 horas diárias (em horário administrado pelo participante).

Programação, Metodologia e Investimentos

 Metodologia

Formato Tipo A – Oferta Corporativa – Turmas fechadas:

Modelo híbrido, combinando atividades de aprendizagem a distância e presencial,  sendo a participação presencial opcional para matriculas por meio de convênios/contratos corporativos.

No modo a distância, serão realizadas práticas baseadas nos princípios da interação, colaboração e cooperação, em pares, nos formatos Learning Working e  workshop (híbrido – online e assíncrono).

Para esse formato, turmas fechadas corporativas, InCompany, os encontros presenciais serão nos espaços de aprendizagem das instituições que participam do projeto, conforme programação pré-definida.

Formato tipo B: Turmas abertas

Será no modo a distância. Serão realizadas práticas baseadas nos princípios da interação, colaboração e cooperação, em pares e individuais, nos formatos Learning Working e  workshop (online e assíncrono).

São cinco as unidades, conforme a seguir:

Cronograma de realização:

Módulo 1 - Autoreflexivo-conceitual (O domínio teórico)

  1. Introdução e nivelamento conceitual: Andragogia e fundamentos teóricos
  2. Diferenciais andragógicos em relação ao ensino superior
  3. Método andragógico baseado em Objetos da Aprendizagem Ativa
  4. Método Andragógico Retrato de Vivência derivado do Método CAV
  5. Os dez pressupostos andragógicos da aprendizagem do adulto: como utilizá-los na prática docente
  6. Ensino mediado e a distância baseado em Andragogia
  7. Sistema de Avaliação baseado em Andragogia
Módulo 2 - Mãos na massa
 

Oficinas e análise de casos  

  • Calendário do curso

O projeto possui um calendário anual, cuja próxima turma dependerá de número mínio de matriculas (20 participantes). 

Terá a duração de 30 dias corridos, com encontros presenciais (optativos – InCompany) e virtuais programados de acordo com o tipo de formato acima referenciado. Além disso, os participantes poderão utilizar os plantões online, programados, para suportes pedagógico-andragógico ou técnico.

  • Formação de turmas:

Formato Tipo A:

A formação das turmas poderá ser fechada (com participantes de uma determinada IES ou de uma Empresa ou de uma Organização não Empresarial) ou mista com participantes de várias IES, de várias Empresas ou de várias Instituições não Governamentais. Os encontros virtuais e presenciais serão negociados com essas instituições no caso específico de turmas fechadas ou mistas. Para a oferta em turmas fechadas, essas serão formadas de acordo com critérios específicos determinados em contrato ou convênio.

Formato Tipo B:

Há também a formação de turmas abertas, pessoa física, com interessados que buscam a formação ou o aperfeiçoamento docente baseado em Andragogia.

  • Recursos tecnológicos de mediação

A mediação tecnológico-digital será utilizada em todas as unidades do curso, podendo ser por meio do mix de recursos do AVI-m – Ambiente Virtual Multimídia Interativo (Moodle) associado a recursos do FaceLive, Facebook, Hangout, Wiki, Google Classroom, Google+, Dropbox, Whatsapp, Podcasts, iMovie, Pacote Office etc. dependendo da conformidade e disponibilidade do recurso.

  • Período de inscrição

A pré-matrícula está aberta a partir desta data, permanecendo até dois dias antes do inicio do curso.


Turmas Fechadas (“In Company”):

  1. O valor do investimento será definido em convênio ou contrato ou negociação entre a WR3 EaD e as instituições interessadas.
  2. Os pagamentos serão por meio de Nota Fiscal com depósito em conta ou Empenho.

Seja bem vindo(a)!

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Andragogia: práticas e fundamentos da aprendizagem no ensino superior”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *