R$250,00
2º LOTE
de 01/02/2019 a 28/02/2019
1º Módulo
Metodologias Ativas - Sala de aula invertida
- Cartão até 10X
- Boleto
Não tem professor, mas mentoria e os melhores profissionais da EaD.
Para quem quer ser um legítimo CEO EaD.
Progressão baseada no conceito de gamificação.
Avaliação baseada na aprendizagem maker, na entrega de produtos e na construção compartilhada.
Mediação tecnológico-digital como instrumento de apoio à criatividade e à inovação.
Gestão da aprendizagem por habilidades e competências adquiridas. Pela capacidade criativa e inovadora.
Desenvolver novas competências, novas habilidades e a profissionalização na docência da Sala de Aula Invertida, na orientação da Aprendizagem Baseada em Problema – PBL, na Tutoria e na produção de Material Didático Baseada em Curadoria Digital para a EaD, em modelos híbridos, bem como inovar e apropriar-se de uma nova concepção de ensino na EaD, tanto corporativa quanto acadêmica.
A condução e os processos de mentoria, produção e feedback serão com base na Aprendizagem Maker e na Metodologia Working Learning.
O projeto do curso foi desenhado com base nas teorias das metodologias ativas e em princípios e métodos andragógicos, sendo composto de três módulos, com a proposta de Itinerário Formativo.
Interação e colaboração – As atividades de interação e colaboração serão no modo híbrido a distância, assíncrono e online, utilizando a combinação de ferramentas disponíveis no AVA – Moodle e na internet.
O processo avaliativo será também no modo híbrido a distância, assíncrono e online, com apresentação e entrega de metas e produtos desenvolvidos. Os participantes serão avaliados individualmente e em equipe.
O conteúdo referencial estará disponível no AVA Moodle em vários formatos e interfaces digitais.
Acolhimento e Preparação – 20 dias corridos:
Módulo I – Metodologias Ativas – 60 dias corridos – (Valor do investimento = R$ 250,00 até 28/02/2019 e R$ 300,00 até 15/03/2019)
Construindo e gerenciando uma Sala de Aula Invertida. Mais importante que a sala de aula invertida é a sua gestão. A arquitetura tecnológico-digital como garantia de hibridismo educacional na sala de aula invertida. Planejamento e Entrega de um Projeto de Sala de Aula Invertida, para uma disciplina, um evento ou uma atividade acadêmica.
Módulo II – Curadoria Digital na EaD – Produção de Material Didático – 60 dias corridos – (Valor do investimento = R$ 250,00 até 28/02/2019 e R$ 300,00 até 15/03/2019)
O caminho mais eficiente de produção de material didático para o século XXI. A autonomia autoral e a contextualização de conteúdos. O Sistema de Produção de Material Didático baseado em Curadoria Digital. Planejamento e Entrega de um Projeto de Curadoria Digital – Material Didático (para uma disciplina, um evento ou uma atividade acadêmica)
Módulo III – PBL (Aprendizagem Baseada em Problema) na EaD – 60 dias corridos –
(Valor do investimento = R$ 250,00 até 28/02/2019 e R$ 300,00 até 15/03/2019)
Aprendizagem problematizada fazendo a coerência entre o desafio, a expectativa e o resultado alcançado. O que seria mais difícil: definir o problema, estabelecer seus caminhos críticos e desafios ou avaliar os resultados esperados? Planejamento e Entrega de um Projeto de uma disciplina, um evento ou uma atividade acadêmica, baseado em PBL – Aprendizagem Baseada em Problema.
O curso EaD Mão na Massa, completo, corresponde aos três módulos apresentados anteriormente, compreendendo:
Módulo I – Metodologias Ativas – Sala de Aula Invertida;
Módulo II – Curadoria Digital na EaD – Produção de Material Didático
Módulo III – PBL – (Aprendizagem Baseada em Problema) na EaD.
Valor do investimento = R$ 750,00 até 28/02/2019 e R$ 900,00 até 15/03/2019).
Compre o Pacote Completo e receba um presente pela escolha: Um convite para participar de uma Webinar, exclusiva, de 1h, sobre o tema: avaliação na EaD – particularidades e impactos na aprendizagem (O que vamos avaliar na EaD? Principais pontos da avaliação no modelo híbrido. Avaliação e Rubrica ou Avaliação e Metas de Aprendizagem? Avaliação Contínua ou Diagnóstica na EaD? Quem avalia? O tutor ou o professor? Principais pontos de interferencia na avaliação da aprendizagem a distância. Avaliação tendo como base as Metodologias Ativas))
Cada módulo do curso terá uma carga horária de 63h. O período de integralização será de 60 dias corridos, a partir do ínicio do módulo.
O curso completo com os três módulos declarados aqui na seção MÓDULOS, corresponde a 186 horas.
Há um intervalo de 20 dias entre um módulo e outro para a etapa de recuperações.
A mediação tecnológico-digital será utilizada em todas as unidades do curso, podendo ser por meio da combinação de recursos do AVI-m – Ambiente Virtual Multimídia Interativo (Moodle) associado a recursos do FaceLive, Facebook, Hangout, Gobrunch, Skype, Wiki, Google Classroom, Google+, Dropbox, WhatsApp, Podcasts, iMovie, Pacote Office etc. dependendo da conformidade e disponibilidade do recurso.
Atenção! Não devolvemos matricula paga após o inicio do curso!
O valor do investimento de cada módulo será de R$250,00 ( à vista ou em até 10 parcelas) para inscrições pagas até o 10 de janeiro de 2019 e de R$300,00 após essa data até o dia 31 de janeiro de 2019. Sendo o curso composto de três módulos, o total do investimento será de R$ 750,00 ou R$900,00, dependo da época da efetivação da matricula.
Caso você já tenha experiência, comprovada, em um dos módulos, você poder optar por um dos demais, de cada vez, de acordo com o período de oferta dos módulos. Não recomendamos a participação em mais de um módulo em paralelo.
Coordenou o Setor de EaD da Universidade Fumec. Foi consultor ad hoc da UNIFOR, da C.VALE e do SENAC_MG, Foi Professor de Pós-Graduação na FASA e FAC. Pitágoras. Especialização em Docência no Ensino Superior (Newton Paiva), Sistemas de Informação (Universidade FUMEC) e Gestão da EaD: Planejamento, Implantação e Gestão de Cursos a Distância (UFF). Coordenou durante cinco anos o Polo Belo Horizonte da Associação Brasileira de EaD. Foi professor do Centro Universitário Newton Paiva, nas disciplinas de Banco de Dados e Análise de Sistemas, a distância, e da Faculdade São Camilo Minas Gerais. Coautor no E-book: O papel do tutor na EaD e a sua remuneração - Coletânia do 1º Encontro Nacional de Tutores da EAD (2006). Organizou em parceria com o Prof. João José Fonseca a Revista EaD: Metodologias Ativas e Contribuições Tecnológico-Digitais no Ensino Superior, lançada no 24º CIAED, Florianópolis SC, em 5 de outubro de 2018. Coautor no 2° volume do livro EAD-EDA Educação a Distância: o Estado da Arte, 17º CIAED/2011). Autor do artigo - Educação a distância ou educação distante? Tudo uma questão de método - na 1ª Edição da Revista Acadêmica Senac On-line MG. Participei, como palestrante, de vários seminários nacionais e congressos internacionais da ABED (2006 a 2018) e do e_Learning Brasil - SP. Palestrante no JOVAED - ABED, 2011 e 2013. Planejei e coordenei os Encontros Nacionais de Professores da EaD (2010 a 2018), (https://www.facebook.com/enped2012), CV completo: CNPQ - Lattes: http://lattes.cnpq.br/1682585826032961