Curso EaD
Mão na Massa

Mentoria

Não tem professor, mas mentoria e os melhores profissionais da EaD.

VISÃO SISTÊMICA

Para quem quer ser um legítimo CEO EaD.

Gamificação

Progressão baseada no conceito de gamificação.

Avaliação

Avaliação baseada na aprendizagem maker, na entrega de produtos e na construção compartilhada.

Mediação

Mediação tecnológico-digital como instrumento de apoio à criatividade e à inovação.

aprendizagem

Gestão da aprendizagem por habilidades e competências adquiridas. Pela capacidade criativa e inovadora.

Objetivo

Desenvolver novas competências, novas habilidades e a profissionalização na docência da Sala de Aula Invertida, na orientação da Aprendizagem Baseada em Problema – PBL, na Tutoria e na produção de Material Didático Baseada em Curadoria Digital para a EaD, em modelos híbridos, bem como inovar e apropriar-se de uma nova concepção de ensino na EaD, tanto corporativa quanto acadêmica.

Metodologia

A condução e os processos de mentoria, produção e feedback serão com base na Aprendizagem Maker e na Metodologia Working Learning.
O projeto do curso foi desenhado com base nas teorias das metodologias ativas e em princípios e métodos andragógicos, sendo composto de três módulos, com a proposta de Itinerário Formativo:

 Acolhimento e Preparação – 20 dias corridos: 

  • Nivelamento conceitual e ambientação no Moodle
  • Conceitos da aprendizagem Maker
  • O que pode ser feito no Moodle como AVA na docência mediada a distância (Navegação, Comunicação, Publicações e Interatividade)
  • A Curadoria Digital na produção de Material Didático para a EaD
  • Conceituando Metodologias Ativas

Módulos

Módulo I – Metodologias Ativas – 60 dias corridos(Valor do investimento = R$ 250,00 até 10/01/2019 e R$ 300,00 até 31/01/2019)

Construindo e gerenciando uma Sala de Aula Invertida. Mais importante que a sala de aula invertida é a sua gestão. A arquitetura tecnológico-digital como garantia de hibridismo educacional na sala de aula invertida. Planejamento e Entrega de um Projeto de Sala de Aula Invertida, para uma disciplina, um evento ou uma atividade acadêmica.

 

Módulo II – Curadoria Digital na EaD – Produção de Material Didático – 60 dias corridos – (Valor do investimento = R$ 250,00 até 10/01/2019 e R$ 300,00 até 31/01/2019)

O caminho mais eficiente de produção de material didático para o século XXI. A autonomia autoral e a contextualização de conteúdos. O Sistema de Produção de Material Didático baseado em Curadoria Digital. Planejamento e Entrega de um Projeto de Curadoria Digital – Material Didático (para uma disciplina, um evento ou uma atividade acadêmica)

Módulo III – PBL (Aprendizagem Baseada em Problema) na EaD – 60 dias corridos

(Valor do investimento = R$ 250,00 até 10/01/2019 e R$ 300,00 até 31/01/2019)

Aprendizagem problematizada fazendo a coerência entre o desafio, a expectativa e o resultado alcançado. O que seria mais difícil: definir o problema, estabelecer seus caminhos críticos e desafios ou avaliar os resultados esperados? Planejamento e Entrega de um Projeto de uma disciplina, um evento ou uma atividade acadêmica, baseado em PBL – Aprendizagem Baseada em Problema.

O curso EaD Mão na Massa, completo, corresponde aos três módulos apresentados anteriormente, compreendendo:

Módulo I – Metodologias Ativas – Sala de Aula Invertida;

Módulo II – Curadoria Digital na EaD – Produção de Material Didático

Módulo III – PBL – (Aprendizagem Baseada em Problema) na EaD. 

Valor do investimento = R$ 750,00 até 10/01/2019 e R$ 900,00 até 31/01/2019).

Compre o Pacote Completo e receba um presente pela escolha: Um convite para participar de uma Webinar, exclusiva, de 1h, sobre o tema: avaliação na EaD – particularidades e impactos na aprendizagem (O que vamos avaliar na EaD? Principais pontos da avaliação no modelo híbrido. Avaliação e Rubrica ou Avaliação e Metas de Aprendizagem? Avaliação Contínua ou Diagnóstica na EaD? Quem avalia? O tutor ou o professor? Principais pontos de interferencia na avaliação da aprendizagem a distância. Avaliação tendo como base as Metodologias Ativas.)

Perfil do candidato

Pré-requisitos

  • Professores, tutores, instrutores, pedagogos, designer educacionais, diretores de ensino, coordenadores de EaD e coordenadores de curso.
    São ainda públicos alvos, profissionais que desejam aplicar esse conhecimento e essas metodologias na educação corporativa.
  • Graduação ou Formação Técnica
  • Habilidades para utilização de ferramentas da internet
  • Habilidades para diálogos em dispositivos móveis
  • Condições de acesso ao AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem
  • Disponibilidade mínima de 3 horas diárias
  • Experiência em EaD

Recursos tecnológicos de mediação

A mediação tecnológico-digital será utilizada em todas as unidades do curso, podendo ser por meio da combinação de recursos do AVI-m – Ambiente Virtual Multimídia Interativo (Moodle) associado a recursos do FaceLive, Facebook, Hangout, Gobrunch, Skype, Wiki, Google Classroom, Google+, Dropbox, WhatsApp, Podcasts, iMovie, Pacote Office etc. dependendo da conformidade e disponibilidade do recurso.

O que você precisa saber antes de fazer a sua inscrição

Considerando experiências de ofertas anteriores e a coerência da metodologia working learning baseada no conceito de aprendizagem maker, a disponibilidade mínima, por dia, requerida para a sua participação, será de 3 horas, totalizando 21 horas semanais. Sem esse compromisso, a sua aprendizagem e certificação ficarão comprometidos.

Durante o curso serão utilizados, como mediação e laboratório experimental, alguns Softwares, Ferramentas e App (Aplicativos) que se encontram disponíveis na internet. 
Além da lista básica recomenda para este curso: AVA Moodle, Google+, Google Classroom, Gobrunc, Skype, Hangout, WhatsApp, Youtube, Wiki, Dropbox e Google Doc,  você ainda poderá escolher outras com as quais tenha mais fluência ou facilidade de uso, desde que sejam compatíveis com a Configuração AVA Moodle, e com a Metodologias adotada no curso.

A confirmação da sua matricula se dará mediante a confirmação de recebimento do pagamento por meio de cartão de crédito ou pelo pagamento do boleto. Após essa confirmação você receberá login e senha para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

Atenção! Não devolvemos matricula paga após o inicio do curso! 

A WR3 EaD Consultoria, organizadora e responsável pela oferta do curso, se resguarda do direito de somente dar inicio ao curso se confirmado o quórum mínimo (número mínimo de matriculas pagas) igual ou superior a 30 participantes. Na hipótese de esse quórum não ser alcançado, a empresa fará a devolução do valor da matricula, correspondente ao recebido do PAGUE SEGURO, depois da dedução da taxa administrativa cobrada por essa empresa conveniada.

Os sistemas de avaliação e aprendizagem baseiam-se nas teorias andragógicas e desse modo privilegiam a aprendizagem maker e suas particularidades: cumprimento de metas e prazos, capacidade de produção e entrega, habilidades para construções coletivas e compartilhadas. Receberão certificados da competência adquirida, os participantes que conseguirem desempenho igual ou superior a 60 pontos. Abaixo desse resultado, o certificado será apenas de participação para desempenho maior ou igual a 30 e menor que 60 pontos. NÃO terão direito a RECUPERAÇÃO, participantes que estiverem fora desses intervalos de desempenho.

O Sistema de Recuperação será realizado no intervalo de oferta entre os módulos e não poderá ultrapassar 20 dias corridos. Poderão participar desse processo apenas participantes que não conseguirem o desempenho mínimo necessário para a certificação de COMPETÊNCIA ADQUIRIDA, correspondente a 60 pontos, em cada módulo, e que obtiverem desempenho no intervalo de 30 a 59 pontos.

O valor do investimento de cada módulo será de R$250,00 ( à vista ou em até 10 parcelas)  para inscrições pagas até o dia 31 de dezembro e de R$300,00 após essa data e até o dia 18 de janeiro de 2019. Sendo o curso composto de três módulos, o total do investimento será de R$ 750,00 ou R$900,00, dependo da época da efetivação da matricula. 

Caso você já tenha experiência, comprovada, em um dos módulos, você poder optar por um dos demais, de cada vez, de acordo com o período de oferta dos módulos. Não recomendamos a participação em mais de um módulo em paralelo.

Adquira já o 1º lote com desconto

1º LOTE de 4/12 a 10/01/2019
1º Módulo

  • Cartão até 10X
  • Boleto

R$750,00

1º LOTE - 04/12 a 10/01/2019 Curso completo
3 módulos

  • Cartão até 10X
  • Boleto

O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES

"O professor Enilton Ferreira Rocha da WR3EAD prestou serviço de consultoria a este Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC) do Tribunal de Contas do Estado do Ceará para a elaboração de vários produtos na área de política e gestão educacional tanto no ensino presencial quanto a distância. O projeto ocorreu durante o período de 23-01 a 22-05-2012 (120 dias). Os produtos contratados foram: Plano Estratégico de EAD, Projeto Político-Pedagógico-Andragógico (PPPA), Modelo de Gestão da área de EAD, Compilação da Legislação Brasileira vigente sobre EAD, Metodologia para Seleção, Remuneração, Capacitação e Avaliação de Tutores de EAD, e Modelo de Avaliação de Desempenho de EAD e definição de indicadores de desempenho. A empresa foi contratada por meio de licitação pública. O trabalho desenvolvido foi de excelente qualidade e muito relevante para o nosso projeto de desenvolvimento no momento de estruturação da Escola que estávamos na época. Recomendo a empresa WR3EAD e o consultor Prof. Enilton pela seriedade e qualidade do trabalho. Inclusive, esse trabalho foi apresentado em congresso internacional de educação a distância como caso de sucesso" PC/TCE.CE, 25/10/2017
Paulo Alcântara (TCE/IPC)
"A participação do Prof. Enilton na capacitação de nosso quadro docente, bem como, para nossa própria compreensão de educação a distância, representou um divisor de águas em nossas práticas pedagógicas/andragógicas. A partir do trabalho realizado, percebemos que a Educação a Distância não representa uma educação distante e que pode trazer excelentes resultados no processo de aprendizagem discente no contexto da educação superior." 
Fábio Pillatt (unibalsas)
"Participei de treinamento sobre vários aspectos da Educação à Distância com o Professor Enilton e fiquei impressionado com seu conhecimento do assunto, objetividade e capacidade de transmitir conhecimentos. Ele nos auxiliou nas estruturação de um curso EaD em Tecnologia de Sistemas de Telecomunicações utilizando inclusive material próprio na escolha e classificação dos conteúdos a serem abordados. Além disso, está constantemente em contato com o tema no Brasil e no mundo sendo uma referência no assunto."  
Manuel Fiuza
Professor Fumec - Belo Horizonte MG
Competências

Competências

Nosso time

Coordenação e Mentoria: Professor Enilton Rocha

Coordenou o Setor de EaD da Universidade Fumec. Foi consultor ad hoc da UNIFOR, da C.VALE e do SENAC_MG, Foi Professor de Pós-Graduação na FASA e FAC. Pitágoras. Especialização em Docência no Ensino Superior (Newton Paiva), Sistemas de Informação (Universidade FUMEC) e Gestão da EaD: Planejamento, Implantação e Gestão de Cursos a Distância (UFF). Coordenou durante cinco anos o Polo Belo Horizonte da Associação Brasileira de EaD. Foi professor do Centro Universitário Newton Paiva, nas disciplinas de Banco de Dados e Análise de Sistemas, a distância, e da Faculdade São Camilo Minas Gerais. Coautor no E-book: O papel do tutor na EaD e a sua remuneração - Coletânia do 1º Encontro Nacional de Tutores da EAD (2006). Organizou em parceria com o Prof. João José Fonseca a Revista EaD: Metodologias Ativas e Contribuições Tecnológico-Digitais no Ensino Superior, lançada no 24º CIAED, Florianópolis SC, em 5 de outubro de 2018. Coautor no 2° volume do livro EAD-EDA Educação a Distância: o Estado da Arte, 17º CIAED/2011). Autor do artigo - Educação a distância ou educação distante? Tudo uma questão de método - na 1ª Edição da Revista Acadêmica Senac On-line MG. Participei, como palestrante, de vários seminários nacionais e congressos internacionais da ABED (2006 a 2018) e do e_Learning Brasil - SP. Palestrante no JOVAED - ABED, 2011 e 2013. Planejei e coordenei os Encontros Nacionais de Professores da EaD (2010 a 2018), (https://www.facebook.com/enped2012), CV completo: CNPQ - Lattes: http://lattes.cnpq.br/1682585826032961

  • Competências
  • Metodologias ativas para a EaD - Acadêmica e Corporativa
  • Desenvolvimento de Projetos para implantação de e_Learning.
  • Formaçãode professores para e_Learning e EaD.
  • Implantação de Polos Educacionais para a EaD.
  • Consultoria em autorização e credenciamento do MEC para EaD.
  • Desenvolvimento de Material Didático para a EaD baseado em Curadoria Digital
  • Formaçãode professores e tutores para EaD

Parcerias

Captação: Renata Costa

Mestre em Design, Especialista em TI Aplicada a Educação e Formação de Professores, Graduada em análise de sistemas. Há quase 20 anos atua na área de educação e tecnologia, sendo 12 anos na educação a istância (EaD) exercendo a função de diretora, coordenadora de curso, upervisora ENADE, tutora online, conferencista e conteudista. Tem experiência em legislação educacional; planejamento, organização e controle de redenciamento de IES e regulamentação de cursos presenciais e EaD; vivência na execução, avaliação e resultados na implantação da ducação a Distância. Na modalidade presencial atuou como orientadora de professores e alunos, coordenadora de curso de TI, regência de aulas em informática e educação. Além disto, na área de tecnologia da nformação, exerceu a função de programadora, gerente de projetos e analista de sistemas. Atualmente, é consultora de educação a distância autônoma, produtora de material didático e professora conferencista (Kroton), corretora online (USP/Vanzolini) e voluntária do Guia EaD Brasil (administradora do Grupo Vagas Gerais em Educação a Distância).

Mediação: Mônica Campos

Durante anos trabalhei em organizações, e sempre senti-me atraída por ministrar treinamentos, ter a oportunidade de entrevistar candidatos às vagas disponíveis e, de estar à frente do momento mais delicado na carreira de um profissional, a demissão. Sim, demissão. Meu objetivo é de alguma forma tornar este momento menos doloroso, demonstrar e efetivamente ter compaixão pelo outro. Sem dúvida é muito difícil, mas quando vem do coração a pessoa percebe e até acalma um pouco o coração.Um dia comecei na educação, e aí veio a oportunidade de compartilhar com meus alunos, a importância do lado humano nas organizações. Sempre procurei ser um exemplo para meus alunos e recebi feedbacks emocionantes, guardo todos com carinho. É importante, que ao trabalhar com Educação busquemos oferecer aos alunos a oportunidade não só do conhecimento, mas transmitir valores e crenças valiosas, para que possam através de suas atitudes e hábitos, levar nossa mensagem, e aí teremos cumprido parte da nossa missão.​