Cursos disponíveis

METODOLOGIAS ATIVAS - UMA DEGUSTAÇÃO

SALA DE AULA INVERTIDA

SAI ou Flipped Classroom 

Metodologia que utiliza a técnica de antecipar informações ou troca de conhecimento prévio (interativo-cooperativa) sobre determinado tema, disciplina ou assunto, de modo a preparar o estudante, aluno ou participante antes do encontro ou do confronto de medição da aprendizagem, de medição da capacidade de intervenção sobre o que foi antecipado. 

Atualmente essa metodologia se reveste de novos conceitos e concepções metodológicas originários da mediação tecnológico-digital, tais como: dispositivos móveis, vídeos educativos, ambientes de aprendizagem mediados, redes sociais etc.

Tem sido largamente utilizada para a divulgação de normas e políticas internas de caráter organizacional-institucional, bem como na mediação da aprendizagem gamificada, da aprendizagem baseada em problema e em projeto, e na mediação da aprendizagem por pares ou peer instruction.

Nessa metodologia, utiliza-se a técnica composta de três estágios da SAI: Pré-aula, Aula e Pós-aula, com destaque para os métodos: Planejamento da SAI, Gestão de Ensino na SAI e Gestão da SAI baseada em Objetos Essenciais da Aprendizagem Ativa.

Tópicos:

  1. Introdução e nivelamento conceitual
  2. Objetos essenciais da aprendizagem ativa
  3. Planejando a sala de aula invertida
  4. Gestão da aprendizagem na sala de aula  invertida
  5. Gestão da avaliação na sala de aula invertida


Mais informações 

Este curso pretende desenvolver habilidades e novas competências para a docência e tutoria no ensino superior, em modelos híbridos, bem como em gestão da aprendizagem na EaD, tanto corporativa quanto acadêmica,  utilizando fundamentos teóricos e práticas de Metodologias Andragógicas. 

Nasceu de observações e experiências acumuladas durante 12 anos em atividades de aprendizagem e de ensino em cursos superiores presenciais, mediados e a distância. 

Possui como elementos orientadores, o continuum pedagógico-andragógico e os dez pressupostos andragógicos da aprendizagem do adulto.

Mais informações sobre o curso

Metodologia que utiliza a técnica de problematizar a aprendizagem do adulto, colocando-o diante de problemas reais ou simulados associados às suas realidades, seu cotidiano, com o objetivo de incentivá-lo a buscar soluções, superar obstáculos ou propor intervenções ou recomendações, levando em conta os contextos e realidades do desafio/problema.


Utiliza-se das técnicas denominadas de Gamificação, Sala de Aula Invertida e Itinerário PBL originárias de suas teorias, com excelentes resultados na aprendizagem do adulto, em especial nas áreas de conhecimento que demandam iniciativa, a busca, criatividade e resolução de problema. Tem como pano de fundo a interação, a interatividade e a cooperação, privilegiando a aprendizagem entre pares. Desenvolve as habilidades do processo investigativo com incentivo à criatividade.

Pré-requisito: Já ter concluído o Módulo 1 – Sala de Aula Invertida (na WR3 EaD ou em outra instituição)

Valor do investimento: R$600,00

Preencha a nossa enquete sobre a próxima turma a ser ofertada no 1º semestre de 2018. 

Mais informações sobre o curso

prematricula