Cursos disponíveis

METODOLOGIAS ATIVAS - UMA DEGUSTAÇÃO

SALA DE AULA INVERTIDA

SAI ou Flipped Classroom 

Metodologia que utiliza a técnica de antecipar informações ou troca de conhecimento prévio (interativo-cooperativa) sobre determinado tema, disciplina ou assunto, de modo a preparar o estudante, aluno ou participante antes do encontro ou do confronto de medição da aprendizagem, de medição da capacidade de intervenção sobre o que foi antecipado. 

Atualmente essa metodologia se reveste de novos conceitos e concepções metodológicas originários da mediação tecnológico-digital, tais como: dispositivos móveis, vídeos educativos, ambientes de aprendizagem mediados, redes sociais etc.

Tem sido largamente utilizada para a divulgação de normas e políticas internas de caráter organizacional-institucional, bem como na mediação da aprendizagem gamificada, da aprendizagem baseada em problema e em projeto, e na mediação da aprendizagem por pares ou peer instruction.

Nessa metodologia, utiliza-se a técnica composta de três estágios da SAI: Pré-aula, Aula e Pós-aula, com destaque para os métodos: Planejamento da SAI, Gestão de Ensino na SAI e Gestão da SAI baseada em Objetos Essenciais da Aprendizagem Ativa.

Tópicos:

  1. Introdução e nivelamento conceitual
  2. Objetos essenciais da aprendizagem ativa
  3. Planejando a sala de aula invertida
  4. Gestão da aprendizagem na sala de aula  invertida
  5. Gestão da avaliação na sala de aula invertida


Mais informações 

Ambiente de simulação

Este curso pretende desenvolver habilidades e novas competências para a docência e tutoria no ensino superior, em modelos híbridos, bem como em gestão da aprendizagem na EaD, tanto corporativa quanto acadêmica,  utilizando fundamentos teóricos e práticas de Metodologias Andragógicas. 

Nasceu de observações e experiências acumuladas durante 12 anos em atividades de aprendizagem e de ensino em cursos superiores presenciais, mediados e a distância. 

Possui como elementos orientadores, o continuum pedagógico-andragógico e os dez pressupostos andragógicos da aprendizagem do adulto.

Mais informações sobre o curso

Metodologia que utiliza a técnica de problematizar a aprendizagem do adulto, colocando-o diante de problemas reais ou simulados associados às suas realidades, seu cotidiano, com o objetivo de incentivá-lo a buscar soluções, superar obstáculos ou propor intervenções ou recomendações, levando em conta os contextos e realidades do desafio/problema.


Utiliza-se das técnicas denominadas de Gamificação, Sala de Aula Invertida e Itinerário PBL originárias de suas teorias, com excelentes resultados na aprendizagem do adulto, em especial nas áreas de conhecimento que demandam iniciativa, a busca, criatividade e resolução de problema. Tem como pano de fundo a interação, a interatividade e a cooperação, privilegiando a aprendizagem entre pares. Desenvolve as habilidades do processo investigativo com incentivo à criatividade.

Pré-requisito: Já ter concluído o Módulo 1 – Sala de Aula Invertida (na WR3 EaD ou em outra instituição)

Valor do investimento: R$600,00

Preencha a nossa enquete sobre a próxima turma a ser ofertada no 1º semestre de 2018. 

Mais informações sobre o curso

prematricula