Artigos
Mentoria ou Mentoring, uma nova perspectiva para a redução da evasão?
Embora tenha conquistado espaços, no Brasil, por volta do final dos anos 70, na educação corporativa, como uma boa opção para a mediação da aprendizagem, em contextos de conexões entre educação e metas de aprendizagem atreladas a planos estratégicos, essa função ainda...
A concorrência na EaD: cursos híbridos ou metodologias inovadoras? O que mais estaria no making of disso?
Expectativas e as mudanças Do ponto de vista da expectativa de mudanças no mercado de oferta de ensino superior privado, em razão dos últimos instrumentos regulatórios da EaD que foram publicados em 2018, os efeitos já são visíveis: a criação de novos polos de apoio...
Modelos híbrido e online em transformação: considerações de um debate
RESUMO Este texto discute conceitos, o impacto e pontos e contrapontos do uso das metodologias ativas nos modelos híbrido e online de aprendizagem mediada a distância. Apresenta alguns elementos de conexões pedagógicas e andragógicas que podem estar...
Vídeo aula ou vídeo educativo? A importância desses elementos na formação de pessoas e na aprendizagem
0 À medida que o aprender e o ensinar avançam para além das salas de aula tradicionais o vídeo aula e seu concorrente vídeo educativo são, a cada dia, mais procurados. Embora haja diferenças de conceito, de teorias e de contextos de aplicabilidade, as novas...
“Modelos Híbridos e Online em Transformação”
[...] Nesse cenário, a oferta de cursos híbridos e online passa por uma série de interrogações e de abstrações no campo da inovação, da expectativa e da “disruptura tecnológica’. A começar pelo modo equivocado como o modelo híbrido tem sido considerado pelo MEC na...
A nova EaD brasileira: mais autonomia ou mais fiscalização?
Por Enilton Ferreira Rocha, jun.2018 Passados alguns meses da publicação dos decretos 9057 e 9235/2017, ambos da regulação do ensino superior, alguns reflexos já são visíveis com resultados negativos e positivos, dependendo do olhar de seus usuários, dos seus...