No período de 20 a 24 de outubro próximo acontecerá em Poços de Caldas, MG, o 25° CIAED Congresso  Internacional ABED de Educação a Distância, com o tema: Abordagens Híbridas no Ensino-Aprendizagem na EaD.

A WR3 EaD estará representada pelo seu Gerente de Projetos EaD, Prof. Enilton Ferreira Rocha, em duas mesas redondas:

1ª – Mesa redonda:

MR 17 – 21/10/2019 – segunda-feira – horário 18:00/19:30 – Sala 12 (2° piso) MESTRADO E DOUTORADO A DISTÂNCIA: REGULAÇÃO, REALIDADES E DESAFIOS EM CONTEXTOS HÍBRIDOS DE APRENDIZAGEM

Com a publicação da portaria 90/2019, que define a regulação para a oferta de mestrado e doutorado a distância, as perspectivas para a EaD no país foram ampliadas. Esse novo marco traz inúmeros benefícios à sociedade brasileira pela oferta de cursos stricto sensu profissionais e acadêmicos, nacionais e internacionais, por meio dos polos de apoio presencial credenciados, além de novos desafios e novas possibilidades de fortalecimento da expansão da EaD. Nesse cenário, esta mesa pretende debater aspectos da sua regulação, pontos e contrapontos desse novo marco em contextos híbridos de aprendizagem.

Destaques:

  • a regulação: potencialidades, indicadores de qualidade e expansão
  • Pontos e contrapontos
  • a internacionalização da oferta a oferta em parcerias
  • a participação dos polos
  • a oferta híbrida, suas características e potencialidades
  • a mediação tecnológica nas etapas de integralização, de qualificação e de defesa
  • a metodologia atual versus recontextualização

Participantes da Mesa:

Jucimara Roesler – Centro Universitário Newton Paiva – NEWTON PAIVA(Coordenador)

Welinton Baxto – MEC/SERES

Representante da CAPES A CONFIRMAR  

Vani Moreira Kenski – Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED

Enilton Ferreira Rocha – WR3 EaD

Nessa mesa discutirá com especialistas da EaD avanços trazidos pela portaria 90/19 da CAPES, bem como contextos, inquietações e perspectivas para a oferta de mestrado e de doutorado EaD.

O professor Enilton Ferreira Rocha atualmente coordena o HUB Mestrado e Doutorado EaD, uma parceria entre IES particulares, empresas, governo, institutos e orgãos nacionais e internacionais ligados à pesquisa stricto sensu.

2ª Mesa Redonda:

MR 39 – 23/10/2019 – quarta-feira – horário 13:30/15:00 – Sala 02 (1° piso) ENSINO HÍBRIDO NO AMBIENTE CORPORATIVO – CONTRIBUIÇÕES DAS EDTECHS

O ensino híbrido no ambiente corporativo está atrelado à ideia de um treinamento que acontece parte  presencialmente, em dia, horário e local predefinidos, e outra parte a distância, usando uma plataforma de LMS, necessariamente. A utilização de abordagens híbridas usando outros recursos tecnológicos, alguns até gratuitos, ainda é pouco difundida nas empresas. A proposta dessa mesa redonda é desmistificar o ensino híbrido nas organizações, mostrando outras possibilidades de abordagens que não estão atreladas a um LMS. E é nesse sentido que as EdTechs trazem contribuições importantes, com soluções de softwares interativos e eficazes na retenção do conhecimento e na transferência do aprendizado. Pretende-se discutir: – Ensino híbrido – teoria e prática. – Processos de ensino e aprendizagem de adultos. – Abordagens híbridas na educação corporativa: estudos de caso. – Como as EdTechs contribuem para o ensino híbrido nas organizações. – Soluções tecnológicas desenvolvidas pelas EdTechs. Fernanda Furuno – Grupo A Educação (Coordenador) Sandra Medeiros – EaD em Pauta (Participante) Renata Costa – RC Consultoria e Assessoria Educacional e Cultural (Participante) Armando Kolbe Júnior – Centro Universitário Internacional – UNINTER (Participante) Enilton Ferreira Rocha – WR3 EaD Consultoria (Participante)

Fernanda Furuno – Grupo A Educação (Coordenador)
Sandra Medeiros – EaD em Pauta (Participante)
Renata Costa – RC Consultoria e Assessoria Educacional e Cultural (Participante)
Armando Kolbe Júnior – Centro Universitário Internacional – UNINTER (Participante)
Enilton Ferreira Rocha – WR3 EaD Consultoria (Participante)

Share This