Quando li pela primeira vez sobre a cybergogy ou cibergogia (https://lnkd.in/dp3BvSuD ) fiquei anestesiado (rsrs), mas descobri que além da sua importância e urgência no contexto mundial da educação é preciso compreender seus fundamentos teóricos e o que eles podem representar de rupturas ou mudanças no tradicional e viciado sistema educacional brasileiro, nas limitações que este carrega.
Gostei do artigo, a seguir, mas tenho dúvidas sobre a ligação, atribuída, entre a pedagogia e a cibergogia apresentada no texto […a “cybergogy”, a pedagogia dos mundos virtuais”…].
Não vejo desse modo, considerando que tanto a pedagogia, quanto a hebegogia, heutagogia e andragogia são teorias de aprendizagem que possuem público, personas, fases da vida e contextos diferenciados.
Talvez pelo fato de no Brasil a pedagogia ser a teoria de aprendizagem horizontalizada ou majoritária por séculos, essa relação tenha sido estabelecida. Mas creio que esteja chegando a hora da revisão desse conceito, dessa associação em relação à pedagogia. São mundos, processos cognitivos e não cognitivos, e personas diferentes…
#cybergogy #cibergogia

Acesso ao texto na íntegra:
https://lnkd.in/d8X-vUzX

 

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