Muito se fala em Metodologias Ativas, mas poucas são as suas práticas e sinais de eficiência nos ensino superior. Esse quadro de resultados pode estar associado a diversos fatores e entre eles a dificuldade de compreensão de seus propósitos e a falta de fluência em tecnologias digitais para a sua mediação nas salas de aula, quer híbridas ou online.

Nessa obra, os autores apresentam uma abordagem fundamentada em pesquisas e práticas realizadas, buscando compreender e relatar registros, vivências, interrogações e resultados desses trabalhos na educação a distância. Destaca aspectos teóricos e concepções no uso de metodologias ativas, pontos e contrapontos a partir de algumas práticas no ensino superior do Brasil, que dão novos significados à educação do século XXI. Discute o comportamento do estudante adulto na aprendizagem do ensino superior e seus reflexos no aprender significativo, bem como no cenário de busca e oferta impulsionado por esse agente educacional. A abordagem apresentada permite que a obra seja compreensível tanto para os educadores, para os professores e gestores educacionais quanto para os estudantes adultos, principais agentes do ensinar e do aprender a distância.

Acesse a obra no link abaixo:

https://wr3ead.com.br/wp-content/uploads/2025/10/EAD-Metodologias-ativas-e-contribuicoes-Tecnologico-Digitais-no-ensino-Superior-1.pdf

O seu lançamento aconteceu no dia 05 de outubro, em um dos espaços do 24º CIAED, em Floripa, as 18h.

Desejo que essa obra provoque inquietações e que ela possa contribuir para o seu cotidiano docente na EaD.

Faça bom proveito!

Share This