Artigos
ATRAÇÃO, RETENÇÃO E FORMAÇÃO: desafios em tempos difíceis no ensino superior
Ao receber o convite da Pearson para esse debate fiquei surpreso com o tema e, para aumentar o nível de expectativa, a organização do evento incluiu na lista de convidados nomes de destaques na comunidade acadêmica, a exemplo dos professores Renato e Luciano. Foi um...
A neuroeducação e andragogia: uma boa parceria na educação do adulto?
Depois de dezesseis anos pesquisando, estudando e experimentando fundamentos da teoria andragógica da aprendizagem, em ações docentes no ensino superior, descobri que além das referências da psicologia Lacaniana em contextos da psicologia humanista, das relações...
Os dez pressupostos andragógicos da aprendizagem do adulto: um olhar diferenciado na educação do adulto
Refletir sobre e compreender alguns pressupostos andragógicos e as suas possibilidades na ação de orientação da aprendizagem do adulto tem sido uma grande preocupação não só dos professores e tutores, mas, também, de gestores acadêmicos e corporativos preocupados com...
Avaliação na EaD: estamos preparados para avaliar?
Resumo Este artigo contextualiza a avaliação formal e apresenta um paralelo entre esse sistema e a avaliação na EaD, destacando as singularidades desse novo modelo educacional, que configuram as dificuldades em avaliar a aprendizagem em processo de ensino mediado...
Metodologias Ativas: um desafio além das quatro paredes da sala de aula
Resumo: Este artigo apresenta reflexões e relatos como resultado da utilização de duas das metodologias ativas, no ensino universitário, representadas pelos métodos da Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) e PBL - Aprendizagem Baseada em Problemas, destacando os...
O “patinho feio” EaD se transformando na “bola da vez”?
Do ponto de vista da aprendizagem Amparada por uma regulação governamental extremamente rígida e com excesso de ordem pedagógica, a EaD percorre caminhos difíceis para se consolidar como um sistema educacional. Mas isso não impede que a criatividade dos brasileiros,...