Artigos
Design Educacional – DE ou Design Instrucional – DI: diferenças e propósitos
Por Enilton F. Rocha, mar. 2022. Há no país uma dicotomia na referência conceitual de Design Instrucional ao compará-lo ao Design Educacional, visto que embora se aproximem em algumas instâncias do processo ensino e aprendizagem embutido nas cinco dimensões[1] das...
PRÁTICAS NA EaD: compartilhando ideias, experiências e vivências.
Por Enilton F. Rocha Dez. 2021ResumoEste texto apresenta, em microtextos, considerações sobre ideias, experiências e vivências depráticas na educação a distância. Convida o leitor para reflexões acerca do cotidiano de agentesda EaD em processos de ensino e de...
MICROTEXTOS: Compartilhando experiências da EaD
(Extraídos de diálogos com seguidores do Linkedin e FB em 13.ago.2021) Por Rocha, Enilton F. 13. Ago. 2021 Atendendo pedidos de seguidores da rede social e de alguns clientes, a seguir alguns microtextos deixados no meu LinkedIn e no grupo EaD: além da pedagogia...
Desafios da aula online
Iscas do texto - Dos contextos e planejamento: Neste momento do planejamento da aula online híbrida, que apresenta características diferenciadas da aula híbrida tradicional, quatro pontos essenciais foram identificados e que merecem uma atenção especial: a) O que...
Clubhouse: inovando ou copiando?
Então, quando me fizeram esta pergunta no início do mês de março não era ainda um membro do clube, mas imediatamente procurei saber de que se tratava e tornei-me um membro. A minha resposta não podia ser outra: seria antiético e irresponsável emitir parecer se não o...
MÉTODOS ÁGEIS, pontos e contrapontos em uma realidade brasileira?
Depois de trabalhar alguns projetos com esta concepção teórica e com algumas ferramentas de apoio, descobre-se que no Brasil ainda temos muito que aprender ou descobrir para que o propósito do método seja uma realidade, em especial do método Scrum. Pontos:...