Depois de trabalhar alguns projetos com esta concepção teórica e com algumas ferramentas de apoio, descobre-se que no Brasil ainda temos muito que aprender ou descobrir para que o propósito do método seja uma realidade, em especial do método Scrum.

Pontos:

1.      o desenvolvimento incremental, além de despertar e engajar o pensamento empreendedor, estabelece uma sinergia positiva entre os integrantes do time do projeto para alcançar os resultados esperados;

2.    o estímulo à cooperação favorece o surgimento de novas ideias tanto para as arestas como para a melhoria contínua durante as Sprints do projeto;

3.      favorece o processo de adaptação às mudanças, à medida que o time se envolve na compreensão do propósito do projeto, seus requisitos e a expectativa para o sucesso do cliente

Contrapontos:

1.      a cultura instalada, em muitas empresas e organizações, do processo em cascata e top down ainda dificulta o uso do método em sua totalidade;

2.      as “entregas rápidas” muitas vezes são dificultadas em função da compreensão do status real de liderança (muitas vezes desconsiderado) e das competências do owner e do master do projeto;

3.      a burocracia institucional pode comprometer a “flexibilidade de escopo do projeto” e corromper o “ciclo de feedback constante”.

Enfim, o cuidado no processo seletivo para a composição do time pode resolver grande parte desses contrapontos e fortalecer os pontos positivos desses métodos, mas o que se percebe, na prática, é que antes mesmo da seleção é preciso um tempo de preparação da alta administração, demandante, em relação ao método, à contribuição e à dedicação da equipe para evitar desgastes e descréditos desnecessários.

Outro ponto de definição do sucesso ou insucesso está relacionado à necessidade de compreensão diagnóstica dos contextos e da sociologia organizacional onde se aplicarão essas metodologias e seus métodos.

Na esteira dos contrapontos, uma variável merece destaque também: a indisponibilidade “não negociada” com os integrantes da equipe/time do projeto. Quando se trata de utilização desses métodos no desenvolvimento de softwares essa indesejável variável é quase nula tendo em vista as características culturais e atribuições dos membros da equipe na empresa/organização, mas em se tratando de organizações educacionais e mesmo empresariais fora desse eixo, a coisa complica… Observa-se que, muitas vezes, não está claro para alguns das equipes a importância da disponibilidade associada ao propósito do uso do método e o impacto desse requisito no atendimento das expectativas, das entregas e do sucesso do cliente.

As ferramentas de controle das Sprints e de gestão digital à vista são muitas e eficientes, mas exigem familiaridade (capacitação) e disponibilidade para o seu uso adequado…

Enfim, o uso indiscriminado desses métodos pode ser um tiro no pé…

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